sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ômega-3 e vegetarianismo

Em pauta

Muitos vegetarianos acabam não consumindo o ômega-3, pensando que somente no peixe esta gordura é encontrada, por isso o blog Vegetarianismo em pauta resolveu pesquisar e informar a todos, vegetarianos ou não que o ômega-3 pode ser encontrado de diversas maneiras e não necessariamente no peixe ...

Importante: A gordura do tipo ômega-3 na dieta vegetariana deve ser avaliada com relação à quantidade ingerida e a proporção com o ômega-6.

O nosso organismo não consegue sintetizar alguns tipos de gorduras, que são as gorduras do tipo ômega-3 e ômega-6. Dizemos então que essas duas gorduras são essenciais.

A proporção ingerida entre essas duas gorduras também é importante para o equilíbrio de diversas funções do organismo (reação inflamatória, imunológica...).


Estudos demonstram que vegetarianos têm ingestão muito rica em ômega-6 e menor em ômega-3.



Enfatize o uso de alguns alimentos:


Algas em quantidades generosas.
Sementes de linhaça moídas (1 colher de sopa = 15ml) contém 1,9 a 2,2 g de ômega-3..
Óleo de linhaça (1 colher de chá = 5 ml) contém 2,7 g de ômega-3.
Nozes, feijão de soja.
Óleo de canola.
A vez da linhaça

Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde e ajuda a prevenir até câncer de mama. Por Bárbara Ceotto.

Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.

Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. "Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular", esclarece Marco Ortis, clínico geral e nutricionista de Vitória.

"Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual", afirma Barbara Wren, nutricionista do College of Natural Nutrition de Devon, na Inglaterra.

Mas não é só isso. Segundo estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. "Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno", explica Dirceu Pereira, diretor médico da Profert - Reprodução Humana, de São Paulo. No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário. Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.

Fonte - imagem: Google.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá. Analisando minha dieta percebi que ela está carente em ômega 3. Tentei usar o óleo de linhaça mas não suporto o sabor. Ela moída é a mesma coisa. Meu paladar não aceita, nem adianta tentar. Preciso saber quais as outras fontes de ômega 3 vegetarianas. Podem me ajudar?

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios