terça-feira, 24 de junho de 2008

Tornar-se vegetariano



É comum ouvirmos alguém falar que gostaria de ser vegetariano, mas entre razões exclusivamente egocêntricas, acabam desistindo, ou é pela saúde ou pelo bem-estar.
Informações básicas

A dieta vegetariana é uma dieta rica em sabores e prazeres, basta saber como e o que fazer.

A introdução da dieta vegetariana irá exigir que você aprimore seus conhecimentos culinários e introduza alimentos que irão repor o que possui na carne para nosso corpo carnal. Devemos também lembrar que a opção do vegetarianismo é uma opção pessoal, e não devemos impor o aos outros. Se o impusermos aos nossos amigos e familiares podemos gerar problemas sérios, porque a razão principal do vegetarianismo é o amor pelos animais. E ninguém consegue introduzir CONSCIÊNCIA numa pessoa.
Encontrar motivos para tornar-se vegetariano não é difícil, citarei abaixo motivos:
- As Aves: Antigamente as aves demoravam quase 1 ano para chegar ao tamanho do abate, hoje em 1 mês e meio elas estão em tamanho adequado, isso "graças" a um revolucionário sistema onde os animais ficam em estufas de dias intermináveis com iluminação noturna, eles não dormirem e não param de se alimentar. Milhares de pintinhos são moídos vivos ou afogados por que não podem ser reprodutores. Entre as técnicas de abate, os frangos são afogados ou sofrem choque térmico.

- O Porco: Você já viu um porco morrer? Independente do método de abate, o porco, um animal extremamente sensitivo começa a berrar no instante em que sua morte foi decretada, ou seja a partir do momento que o responsável para o abate sai em direção ao porco, pode ser a muitos metros de distância, o animal começa a berrar e são nítidas as lágrimas no olho do animal, porco também chora e principalmente sente!!!

- Porque em todo pacote de galinha/frango tem uma pequena quantidade de fezes! Um estudo da USDA diz que em 98% de pacotes de galinha/frango foi detectado a bactéria E.coli, indicando contaminação fecal!!!
- Porque os grãos utilizados para alimentar os animais para o abate poderiam ser utilizados para alimentar pessoas famintas! 80% da agricultura dos U.S é usada para alimentar galinhas, porcos e outros tipos de animais de fazenda; 70% dos grãos produzidos são para alimenta-los. Se essa massiva quantidade de grãos, soja, milho que agora abastessem uma fazenda (fábrica!) de animais fosse dispensada, eles poderiam alimentar todos os famintos do mundo.Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.

- Porque se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas! Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.

- Porque os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

- Porque as reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne nos EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

- Porque se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.

- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.

- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.
- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

Quantas vezes sou questionada pela minha decisão em ser vegetariana e não comer carne? Quantas vezes as pessoas vem a mim com perguntas bobas, querendo de alguma maneira provar que minha opção é infundamental e que comer carne é o mais natural? Quantas vezes sou importunada com essas coisas mesmo por pessoas que tem a melhor das intenções? Já perdi a conta, há muito tempo.

Todo vegetariano tem os mesmos motivos para sê-lo? Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum. Tem gente que não come carne por que não gosta. Outros por seguirem a alguma doutrina (alguns tipos de yoga e religiões por exemplo). Os etecéteras são infinitos. Mas o que prevalece realmente, o verdadeiro vegetariano, é a ÉTICA E A CONSCIÊNCIA.

Você não come nenhuma carne, o que você come então? Não como nenhuma carne. Definindo bem: não como nada que tenha olhos, boca, nariz, patas, asas, ande, respire, salte ou voe.

Mas se você é contra a crueldade animal, como pode comer ovos e beber leite?
Realmente este é um ponto que estou tentando retirar da minha alimentação. E estou me esforçando, faz algum tempo que não como ovos e nem tomo leite, apenas leite de soja. E procuro SEMPRE ler as embalagens de produtos como: massas, pães, bolos, etc. Também procuro não comer queijos à base de coalho.


Você sabia que a carne é responsável pela evolução do nosso cérebro, certo? O que tem a dizer sobre isso?
Tenho a dizer que, sim, a carne representou um papel importantíssimo na evolução do homem, fornecendo proteínas de excelente qualidade de forma rápida. Na época em que essa evolução (crescimento acelerado da massa encefálica) se deu, não existia agricultura e ninguem sabia ser possível extrair proteínas de plantas - na verdade ninguém sabia o que era proteína, ou que ela era necessária. Obter proteínas de plantas requer tecnologia, e essa tecnologia só foi possível por que o homem evoluiu a tempo, e sim, a carne foi peça chave. Mas e daí? O petróleo foi peça chave na evolução da civilização: fábricas, carros, energia. Hoje em dia é um dos maiores vilões, provocando guerras, poluindo e se tornando alvo de preocupação constante, pois um dia vai acabar e o mundo contemporâneo é altamente dependente dele.

O ser humano é onívoro e seu organismo é preparado para comer carne, por que negá-lo essa fonte de nutrientes e proteínas? Pois é, onívoro, comemos de tudo. Mas a carne está sempre, em qualquer cardápio (basta olhar o menu de qualquer restaurante) como peça central, como se fosse indispensável. O consumo de carne no mundo atingiu um nível tão elevado que somos obrigados a ter fábricas de carne, onde animais são tratados sem nenhum respeito para que nossos apetites carnívoros infinitos sejam saciados. De tudo o que comemos, a carne é disparado o alimento que mais dá trabalho ao sistema digestivo para ser processado e eliminado, chegando a ficar por três dias dentro dos intestinos (nojento!). Ou seja, uma pessoa que come carne todos os dias, está constantemente com matéria putrefata dentro da barriga. Legal, né?

Vegetariano se acha superior, só por que tem pena dos animais, não é?
Seria muito importuno de minha parte falar que sim, que realmente os vegetarianos são superiores, porque não é questão de superioridade, mas pense comigo: eu não como animal algum, não mato, não contribuo com a carnificina, o meu prato não contém sangue, dor, fezes, pus, etc. Eu AMO os animais! Eu quero-os vivos, sobrevivendo. Para quê matar, comer um animal, enquanto eu amo outros? Isto tem lógica?! Há muitos atletas, artistas, pessoas altamente com um grau de inteligência que se tornaram vegetarianos. Será que eles também são loucos, radicais, anormais?! Hoje, ser vegetariano não é mais uma questão de saúde, é uma questão de ética, de compaixão, de amor aos animais. Ninguém morre de fome sem carne, pelo contrário, sobrevive mais, a qualidade de vida aumenta em um escala absurda, vejam os gráficos, pesquisem, procurem, se informem! Hoje só não é vegetariano quem não quer, quem fecha os olhos para comer.

"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor." Pitágoras

"Mas você pode estar se perguntando: como recomendar uma dieta vegetariana em um país onde tantos passam fome e onde um quilo de frango sai mais barato que um quilo de muitos legumes ou grãos? Ora, em um país de dimensões continentais como o Brasil, chamado de celeiro do mundo, pode-se reduzir muito o preço dos alimentos plantando-se mais e adotando-se uma dieta mais rica em verduras e frutas. Transformar animais em alimento é antie-conômico; na verdade, representa enorme desperdício. No mesmo espaço ocupado por um boi para produzir cerca de 210 quilos de carne, no período de 4 a 5 anos, colhe-se, no Brasil, em média, 19 toneladas de arroz; ou 8 toneladas de feijão; ou 34 toneladas de milho; ou 32 toneladas de soja; ou 23 toneladas de trigo. Para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 7 quilos de grãos. Os dados falam por si. A fome no Brasil não é um problema econômico, mas político." -
Marly Winckler, socióloga, autora de "Vegetarianismo — Elementos para uma conversa sobre" e autora do prefácio do livro "A Dieta Saudável dos Vegetais".

Pense nisso: Você conhece a educação de um povo pela maneira como tratam seus animais e sua natureza? Gandhi


Fonte - imagem: Getty images

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios