domingo, 22 de junho de 2008

Motivos e razões

Motivos e razões da dieta vegetariana em relação à saúde

Estatísticas indicam que pessoas seguindo dietas vegetarianas têm menor incidência de doença cardíaca, câncer e osteoporose. A American Dietetic Association diz que: "embora fatores não relacionados à dieta, como atividade física e abstinência do fumo e álcool, possam ter um papel importante, a dieta [sem carne, vegetariana] é claramente um fator "que contribui para a redução das taxas de várias doenças degenerativas."

Pesquisadores como Dean Ornish têm obtido bons resultados no tratamento de pacientes cardíacos com a dieta vegetariana estrita, exercício físico e programa de redução de estresse. Há também aspectos nutricionais que encorajam o consumo de frutas, vegetais e cereais e a diminuição de carnes e gorduras.
Considerações
Os seres humanos são onívoros desde tempos ancestrais; temos os dentes (incisivos e molares) e o sistema digestivo de animais que comem tanto carne quanto vegetais. Quase todos os primatas superiores, dos quais somos parentes, são onívoros, exceto o gorila. No passado muitas pessoas comiam carne apenas ocasionalmente porque ela era cara e não facilmente disponível. Mas a dieta vegetariana estrita é algo relativamente novo na história da humanidade em termos evolucionários. Hoje nós podemos plantar e cozinhar os nossos alimentos. Somos capazes de sobreviver através do plantio de grãos, legumes e frutas. Não precisamos matar os animais para o nosso consumo. Estes, assim como nós, possuem necessidades e sensibilidades, isto é, seres senscientes.
Há vários motivos que uma pessoa se torna Vegetariana, cada um segue uma linha de raciocío para se iniciar no estilo de vida vegetariana; pelos animais, pelo meio ambiente, pela fome mundial, entre outros fatores não menos importantes. Todavia, quando uma pessoa realmente se introduz e começa a conviver com esta consciência, não mais se torna um adepto, mas principalmente: torna-se ética e tem compaixão e respeito para com os animais.
Entretanto, a exclusão total de alimentos de origem animal exige alguns cuidados. Isto porque há uma maior dificuldade em se atingir a quantidade de proteínas e de algumas vitaminas e minerais necessários para um bom funcionamento do organismo, principalmente entre os vegetarianos ortodoxos. Desta forma, deve haver uma combinação adequada de alimentos para uma obtenção suficiente de nutrientes.
Para que você saiba um pouco mais sobre este estilo de vida, dê uma olhada nas características desta alimentação:

Proteínas

Ao contrário do que muitos dizem, é possível, na alimentação vegetariana, chegar ao equilíbrio de aminoácidos essenciais. Para tanto, deve-se combinar cereais, sementes, frutas, verduras, legumes e leguminosas, em especial a soja, já que é uma excelente fonte de proteínas vegetais. Estudos recentes mostram que a sua proteína é nutricionalmente equivalente à animal.
Vitaminas e minerais

O tofu, as folhas verdes escuras, sementes, cereais enriquecidos e grãos integrais são ricos em cálcio, zinco, riboflavina e outras vitaminas do complexo B. Já os laticínios, gema de ovo, fornece a vitamina B12.
Quanto ao ferro, dificilmente se atinge as necessidades nutricionais deste mineral. Isto porque os vegetais são fontes de ferro não-heme, ou seja, a sua forma menos absorvida - o organismo absorve apenas 1/4 do ferro não-heme proveniente dos vegetais, em relação ao ferro heme encontrado em carnes, peixes e aves. Desta forma, é importante a inclusão de alimentos fontes de vitamina C, como, por exemplo, suco de laranja ou de limão, potencializando, assim, a sua absorção.

Saúde
Não há dúvidas de que este grupo desfruta de algumas vantagens. Um exemplo disso é a obesidade, uma condição rara entre os adeptos da alimentação vegetariana. Além disso, tendem a apresentar níveis de colesterol mais baixos, reduzindo os riscos de virem a desenvolver aterosclerose, doenças do coração ou derrame cerebral.

A dieta vegetariana traz benefícios à saúde?

O posicionamento da ADA (American Dietetic Association) e nutricionistas do Canadá de 2003 reúne os principais estudos científicos sérios sobre vegetarianismo.



Confira os resultados:

- Redução das mortes por infarto (doença cardíaca isquêmica) em 31% em homens vegetarianos e 20% em mulheres vegetarianas (estudo com 76 mil indivíduos).
- Comparando a mortalidade por doenças cardíacas entre vegetarianos e semivegetarianos (no estudo considerado como consumidor de peixe ou carne 1 vez por semana), a mortalidade também é menor em vegetarianos.
Níveis sangüíneos de colesterol 14% mais baixos em ovo-lacto-vegetarianos do que nos comedores de carne.
- Níveis sangüíneos de colesterol 35% mais baixos em veganos do que nos comedores de carne.
- Menor pressão arterial (redução de 5 a 10 mm/Hm) nos vegetarianos.
Redução de até 50% do risco de apresentar diverticulite nos vegetarianos.
- Probabilidade duas vezes menor de apresentar pedras na vesícula nas mulheres vegetarianas (estudo com 800 mulheres entre 40 e 69 anos).
- Osteoporose: mulheres após a menopausa com dieta rica em proteína animal e pobre em proteína vegetal têm taxa mais alta de perda óssea e risco muito maior de ter fratura de quadril. Obs - Ainda não podemos afirmar que a dieta vegetariana protege da osteoporose.
- Aparentemente, o consumo de carne aumenta em até 3 vezes as chances de desenvolver demência cerebral.
- Aparentemente, uma dieta vegetariana sem derivados animais e com predominância de alimentos crus reduz os sintomas de fibromialgia.

Atenção: com bases nestes estudos e pesquisas elaborados para uma dieta consciente, saudável e sem crueldade, é importante ressaltar que, além destes, é preciso de exercícios físicos, a exclusão de tabaco, álcool e obesidade mórbida.
O exercício físico e a alimentação equilibrada são factores essenciais para uma vida mais saudável. Optar pelos alimentos certos e nas quantidades adequadas são atitudes cada vez mais construtivas nos dias de hoje.
Em suma, ser vegetariano é uma situação em que todos ganham: Os animais ganham; o meio ambiente ganha; e as pessoas ganham uma vida mais saudável e mais longa tendo consciência do que se vai dentro e fora de um prato de comida.
Por isso, mesmo algumas pessoas dizerem que, Vegetarianos são radicais, fanáticos, acredito que, ainda a humanidade necessita despertar naturalmente do seu extinto onívoro à consciência. Os animais precisam de nós, e nós temos a capacidade de ajudá-los, basta modificarmos a idéia de que eles estão na natureza para nos servir.
Fonte - imagem: Getty images.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios