quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Vegetarianismo: sinônimo de consciência!

Em pauta


Penso que não basta ser Vegetariano, é preciso também cuidar do meio ambiente em que vivemos, cuidá-lo para nós e todos os seres vivos que o habiatam e o usufruem dele como fonte em nutrientes.


Você já imaginou a quantidade de lixo que sua residência produz por dia? E o lixo não orgânico que pode ser reciclado, como latas, plásticos, papéis e etc?
Reciclando seu lixo você preserva a natureza, ajuda na geração de emprego e renda para várias pessoas que vivem disso e fica com a sua consciência tranqüila. Informe-se junto à prefeitura da sua cidade se existe algum programa de reciclagem que você possa participar.


Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. A receita é simples e está no final desta matéria.

D'Avignon defende que quanto mais o cidadão evitar o descarte do óleo no lixo comum, mais estará contribuindo para preservar o meio ambiente. Segundo ele, uma das soluções é entregar o óleo usado a um catador de material reciclável ou diretamente a associações que façam a reciclagem do produto. "Se nós conseguirmos dar algum valor de compra desse óleo para o catador, para que ele seja usado na produção de biodiesel, a gente vai fazer com que haja um ciclo de vida desse produto, para que ele volte para o sistema produtivo e produza biodiesel e isso substitua o consumo de óleo diesel", sugere o professor.



Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha:


Material:

5 litros de óleo de cozinha usado

2 litros de água

200 mililitros de amaciante

1 quilo de soda cáustica em escama


Preparo:

Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente. Coloque, com cuidado, a água fervendo e mexa até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa. Adicione o amaciante e mexa novamente. Jogue a mistura numa forma e espere secar. Corte o sabão em barras. ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios