sábado, 23 de agosto de 2008

Evento sobre Vegetarianismo em Piracicaba/SP

Os maus-tratos aos animais criados para o abate e o desmatamento de áreas arborizadas para a formação de campo de pastagem, são duas das razões que têm levado muitas pessoas a tornarem-se adeptas do vegetarianismo. As dúvidas sobre os benefícios e cuidados necessários para manter esse tipo de alimentação, serão tema de um evento que acontece no sábado (23), a partir das 20 horas, e pretende levar as pessoas a pensar sobre o que comem.
O médico Cássio Negri, integrante da Sociedade Vegetariana de Piracicaba, será o palestrante da noite, falando sobre o vegetarianismo e sua relação com a saúde e a ecologia. Após a palestra, será servido um coquetel vegetariano, como forma de mostrar aos participantes a variedade gastronômica possível para quem opta por esse estilo de vida.
Segundo Negri, é cada vez maior a quantidade de pessoas adeptas da alimentação vegetariana por diversos motivos. A compaixão pelos animais é um deles, mas há quem deixe de consumir carnes pela preocupação com o meio ambiente e por causa da saúde, considerando que a gordura animal é causa direta de muitos tipos de câncer e doenças relacionadas ao colesterol. "O índice de câncer de intestino no Sul do país é maior que em São Paulo, porque lá eles consomem mais churrasco. As pessoas se preocupam com a falta de proteínas, mas não tem problema, porque elas também estão em alimentos como a soja, o feijão e outros grãos, que têm mais proteínas que a carne", falou o médico, vegetariano há 25 anos.
Quanto à falta de ferro, absorvido mais facilmente pelo consumo de carne, também pode ser encontrado em vegetais e verduras de cor verde escuro. Se consumidos com laranja e limão, fontes de vitamina C, ajudam na absorção mais rápida do nutriente.
Há também os veganos, vegetarianos mais radicais, que não consomem carne e nem derivados produzidos por animais, como leites e ovos.
Muita gente deixa de ser carnívora para poupar o meio ambiente. A extinção das florestas está intimamente ligada à ampliação dos pastos para criação de gado.
CONSCIÊNCIA.
A indústria da carne se tornou uma das mais cruéis, afirma o médico. Desde que nasce até quando é abatido, o animal passa por um calvário. O processo visa à engorda rápida do animal, sem medir seu sofrimento.
Os animais destinados à alimentação humana estão fora das leis de proteção contra os maus-tratos. Passam por situações como castração, marcação a ferro em brasa sem anestesia, abate sem insensibilização prévia, aplicação de hormônios, antibióticos, corte de bicos, alimentação artificial ininterrupta, ficam presos em pequenos espaços, onde não conseguem se mexer, para que engordem rapidamente. "Com o baby beef, literalmente carne de bebê, é cometida uma maldade. Os bezerrinhos vão para o abate carregados, tal seu estado de fraqueza e anemia. Desde que nascem, são privados da luz do sol e ficam presos para que não andem ou corram, para que não criem músculos e sua carne seja macia e rósea."
CURIOSIDADE.
Um outdoor da Sociedade Vegetariana Brasileira, sobre o evento, instalado em um ponto da avenida Carlos Botelho, tem chamado a atenção das pessoas desde sexta-feira (15). Na imagem, o autor Flávio Giusti tenta expressar a causa vegetariana como se fosse um anúncio de filme, do tipo "Jogos Mortais".
SERVIÇO
Palestra “Vegetarianismo”’ Com o médico Cássio Negri, da Sociedade Vegetariana de Piracicaba. Sábado (23), às 20 horas, à avenida Carlos Botelho, 467. Ao final, coquetel vegetariano.

Por Daniele Ricci da Gazeta de Piracicaba

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios